terça-feira, 14 de setembro de 2010

VILA PADRE ANCHIETA - CAMPINAS - SP

Avenida principal do bairro




"No final do ano de 1979,varias famílias vinham até a Vila Padre Anchieta para acompanhar o andamento das obras. Para tanto pegavam o ônibus da companhia AVA, que tinha seu ponto final da beira da Rod. Anhanguera, o resto do trajeto tinha que ser feito a pé. O bairro não parecia nada promissor, pois sempre foi longe do centro da cidade e por aqui não havia nada de progresso. Rodeado de eucaliptos, ruas empoeiradas, arame farpado cercando as quadras em construção, pedreiros e caminhões andando por todos os lados, ainda não existia prédios, teatro, clube, escolas, pronto socorro, bombeiro, supermercado, comércios etc., e as casas ainda estavam com as paredes pela metade. Nada parecido com o bairro de hoje.
------O primeiro morador mudou-se no dia 14 de abril de 1980, um mês antes de ser entregue as chaves, e foi por motivos de necessidade. O restante chegou em maio.
------Quando chegaram os primeiros moradores, em maio de 1980, só existiam as casas e os Centros Sociais, porque por um tempo nem energia elétrica tinha. Alem disso ficamos ainda cerca de 02 anos sem asfalto e não existiam as ocupações, sendo o bairro cercado por fazendas, onde a molecada se divertia caçando passarinhos, acompanhando o gado dos fazendeiros, nadando nos “corguinhos”, trepando nas arvores, etc. Nesse período o ônibus começou a vir até a caixa d’agua, o resto do trajeto era a pé, e quando chovia não adiantava colocar sapato limpo (aqueles que os tinham). 

------Na rua de terra cheio de poeira, ou barro, a criançada acocoravam-se e ficavam observando passar aqueles caminhões cheios de bugigangas, na parte de traz quase sempre vinha, amarrado na carroceria, um cachorro, o mascote da família. Quando o caminhão parava numa casa próxima, as atenções se voltavam para lá para ver quem seriam os novos vizinhos, quase sempre ninguém se conhecia, todos eram novos na região. Depois as crianças desciam para brincar no "Buracão", na Av. Papa João Paulo II esquina com a rua São Cirilo.
------Naquele ano de 1980 o trevo também era diferente, depois que passava em cima da ponte da anhanguera havia uma entrada de terra para o Distrito, e o sistema de transporte era feito pela empresa AVA com ônibus Mercedes 362, aquele redondinho.
------No lugar onde hoje esta os prédios, existiam espaços de terra batida, e não dava para definir muito bem a Av. Papa João Paulo II. Quando começou as fundações, por volta de 1981, esses espaços foram cercados com arames farpados, e uma grande multidão de trabalhadores da construção civil, vinham para cá trabalhar todos os dias e no final do dia iam embora. A criançada vendia chup-chup para os trabalhadores e nos finais de semana pulavam a cerca para fazer expedições nas construções.
------Foi mais ou menos nessa época que construíram o Teatro, o Clube, o Centro de Saúde, as escolas e a creche. A escola funcionava em um barracão verde instalado no meio do balão perto do clube, este barracão foi usado como alojamento dos trabalhadores da construção do bairro e depois aproveitado para escola enquanto construíam os prédios novos das Escolas Miguel Vicente Cury, que a principio se chamou Escola de 1º Grau da Vila Padre Anchieta e João Fiorelo Reginato, que funcionava onde hoje funciona a creche. No barracão verde estudaram 600 alunos em 21 classes de 1º a 4º séries nos anos letivos de 1980 e 1981. Outras 13 classes funcionavam nesse periodo no Centro Social I
------Os Centros Sociais eram os únicos locais onde a população se encontrava. No Centro Social I de baixo, perto do Clube, acontecia nos sábados os bailes que iam até altas horas da madrugada, onde muita gente, hoje adulta e com suas famílias, freqüentavam quando eram “mais” jovens, pois já se foram 25 anos.

Pronto Socorro
------No Centro Social de cima, onde funcionam hoje a Sub-Prefeitura e a Delegacia, funcionou naquele período o Grupo de Teatro do bairro, e também a Associação de Moradores.
------Nas margens do bairro existiam depressões denominadas pela garotada de “buracões”, um ao final da Av. Dom Agnelo Rossi, logo depois do teatro, o outro em frente ao Centro Social de baixo, e que quase tomava a rua, de tão grande que era, e outro no final da rua Nossa Senhora da Conceição, lá na horta. Nesses locais ainda havia vegetação alta, com arvores, onde a garotada brincava na terra e nos cipós, e quando chegavam em casa estavam sujos igual tatu.
------No ano de 1982 o Ministro de Estado Mario Andreazza visitou nosso bairro a convite do então Prefeito Francisco Amaral, e vice-Prefeito Jose Roberto Magalhães Teixeira. Tambme no ano de 1982, no balão proximo ao Clube, onde tem um monumento de concreto, este aqui em maio para a inauguração oficial, o Presidente da Republica Joao Figueiredo.

------Hoje a nossa realidade é bem diferente, nossa região tem infra-estrutura apropriada para atender a população, ainda que trabalhando alem do limite e carecendo em todos os sentidos de manutenção e mais funcionários, mas todos os serviços nos são oferecidos aqui mesmo, no bairro, e ainda contamos com uma rede de comércio bem diversificada, o que não é toda região que tem."
Escola de Samba Leões da Vila Padre Anchieta



"Moro na Vila Padre Anchieta já alguns anos e vi muitas mudanças aqui. Eu casei e vi pra cá... estou criando meus filhos aqui e apesar das mudanças ainda é um bom bairro para se morar com pessoas maravilhosas que é o que importa. Realmente, não há imóveis nessa região, os poucos imóveis existentes, estão absurdamente caros, pelo bairro em que esta localizado.
Bem, apesar de ser um bairro popular, é um dos lugares mais gostosos que eu conheço, e é MUUUUUUUUITO mais seguro pra andar do jeito que você quiser do que bairros como Taquaral, Via Norte, Jd. Eulina, Aurélia e alguns outros.
E esse é um bairro que está crescendo bem, em menos de um ano, várias coisas estão aumentando.
No posto, o 3 Vias, abriu um grande restaurante/lanchonete, no nível de Frango Assado pra cima, chamado Vô Nino.
O trevo foi finalizado, com acesso fácil a qualquer uma das rodovias e ao bairro. 
No final da avenida principal, pra baixo do Posto de Saúde, há uma grande praça, com pistas de skate, quadras, campos de futebol, e esculturas de ferro bem bonitas até. É mais uma dessas praças que os políticos constroem pra conseguir votos em época de campanha, mas mesmo assim, muito bonita e bem iluminada. Infelizmente, já está com algumas pichações, mas ainda vale a pena ir .


Na mesma rua do supermercado Bolachão, abriu um Paulistão (até maior que o Bolachão), já no cruzamento do outro com o  CDHU que abriu as margens da Anhangüera está precisaram até implantar semáforos pra quem vai pela D. Pedro e quer entrar no bairro!
Na avenida principal tem tudo que a gente precisa, locadoras, papelarias, correio, farmácias, lotérica, loja em geral , bares e lanchonetes. Foi feito um terminal de ônibus para integração para o restante do bairro. Como não dizer das escolas do Cury, Fiorello, Messias e o Marcelino e as creches também, o Clube João do Paulo totalmente reformado e funcionando , enfim, o bairro cresceu muito e os bairros em volta também. Gosto muito daqui... da Vila Padre Anchieta." Sílvia - moradora V.P.Anchieta - Campinas - Sp

Clube João do Pulo







Um comentário:

  1. MOREI NA VILA PADRE ANCHIETA A 26 ANOS. O BAIRRO CRESCEU MUITO. REALMENTE É UM LUGAR BOM HOJE.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...